O que é Terra Plana ou Flat Earth

O que é Terra Plana ou Flat Earth

O que é Terra Plana ou Flat Earth

Terra plana ou Flat Earth é um modelo arcaico sobre a concepção do formato da Terra como um plano ou disco. Muitas culturas antigas concordavam sobre a cosmografia plana da Terra, incluindo a Grécia antiga (até o período clássico), as civilizações da Idade do Bronze e da Idade do Ferro do Oriente Médio (até o período helenístico), na Índia (até o período Gupta), primeiros séculos d.C.), e na China até o século XVII. Esse paradigma também era tipicamente mantido nas culturas indígenas da América e a noção de uma Terra plana, abobadada pelo firmamento em forma de uma tigela invertida, era comum em sociedades anteriores às leis científicas, e.g. a da gravitação universal.
A ideia de uma Terra esférica apareceu na filosofia grega com Pitágoras (século VI a.C.), embora a maioria dos pré-socráticos (séculos VI a V a.C.) tenha mantido o modelo plano da Terra. Aristóteles forneceu evidências para a forma esférica da Terra em bases empíricas em torno de 330 a.C. . O conhecimento da Terra esférica começou a se espalhar gradualmente além do mundo helenístico a partir de então.
Na era moderna, teorias pseudocientíficas da Terra plana foram adotadas por grupos e, cada vez mais, por indivíduos não-afiliados, usando as mídias sociais. As teorias atuais que defendem modelos de Terra plana são totalmente rejeitadas pela comunidade.

 

A História da Terra Plana (Flat Earth)

A ideia de uma Terra esférica apareceu na filosofia grega com Pitágoras (século VI a.C.), embora a maioria dos pré-socráticos (6–5 a.C.) tenha proposto o modelo plano da Terra. Aristóteles forneceu evidências da forma esférica da Terra em bases empíricas por volta de 330 a.C. . O conhecimento da Terra esférica gradualmente começou a se espalhar além do mundo helenístico a partir de então. Nos tempos de Plínio, o Velho (século I) essa ideia era bem aceita no mundo greco-romano. Nessa época, Ptolomeu derivou seus mapas de um globo curvado e desenvolveu o sistema de latitudes e longitudes.
Entre os primeiros cristãos, uns poucos escritores questionaram ou mesmo se opuseram à esfericidade da Terra com fundamentos teológicos, mas muitos desses não são tidos como influentes em períodos posteriores como a Idade Média, devido à escassez de referências a seus escritos. A Idade Média começou com a desintegração da civilização romana, em torno do século VII, quando a Europa ocidental se desorganiza, empobrece e perde contato com muito do conhecimento científico que havia sido desenvolvido pelos gregos. Apesar disso, os principais escritos cosmológicos do início da Idade Média continuaram considerando a Terra como esférica; e é seguro afirmar que no máximo em torno de 1100, época do Renascimento do Século XII, o modelo geocêntrico de Ptolomeu havia suplantado qualquer dúvida acerca da esfericidade da Terra na mente de pessoas educadas no continente.
Entretanto, segundo Jeffrey Russell, a noção de que durante a Idade Média haveria uma crença na Terra plana teria sido forjada no século XVIII, sendo atualmente uma visão popular entre leigos. Ainda segundo Jeffrey, medievalistas e historiadores da ciência atualmente concordam que essa seria uma concepção falsa, e os poucos autores ocidentais do mundo antigo ou medieval que comprovadamente combateram a esfericidade da Terra foram exceção, sendo geralmente ignorados ou tratados com pouca seriedade nos círculos intelectuais de sua época.

 

A teoria da Terra Plana (Flat Earth)

A partir do século XIX, surgiu um mito histórico que sustentava que a doutrina cosmológica predominante na Idade Média de que a Terra fosse plana. Um dos primeiros defensores desse mito foi o escritor americano Washington Irving, que sustentou que Cristóvão Colombo teve que superar a oposição dos clérigos para obter o patrocínio para sua viagem de exploração. Mais tarde, defensores significativos desta visão foram John William Draper e Andrew Dickson White, que o usaram como um elemento importante na defesa da tese de que havia um conflito duradouro e essencial entre ciência e religião. Estudos subsequentes da ciência medieval mostraram que a maioria dos estudiosos da Idade Média, incluindo aqueles lidos por Cristóvão Colombo, sustentava que a Terra fosse esférica. Estudos das conexões históricas entre ciência e religião demonstraram que as teorias de seu antagonismo mútuo ignoram exemplos de seu apoio mútuo.

 

Eles acreditam na Terra Plana (Flat Earth)

Algumas celebridades que acreditam na Terra Plana:
  • Kyrie Irving – Jogador de basquete
  • B.o.B – Cantor
  • Tila Tequila – Modelo, atriz, cantora
  • Sammy Watkins – Jogador de Futebol americano
  • Shaquille O’Neal – Jogador de basquete

Provas da Terra Plana (Flat Earth)

Abaixo deixamos um vídeo com 30 provas da Terra Plana:

 

Mapa Terra Plana

Mapa Terra Plana

 

Mapa da Terra plana

São diversos mapas que a Terra Plana toma como base, iremos apresentar um dos mapas que ficou famoso, porem já tivemos varias evoluções referente ao desenvolvimento do mapa da Terra Plana.

 

Contribua com a Terra plana

Se você entende sobre o assunto entre em contato, e deixe esse portal sobre a Terra Plana cada vez mais rico.

 

Nossa inspiração Terra plana

Nossa inspiração sobre o assunto Terra plana se deve ao conteúdo da Flat Earth Society